Publicado em: 01/04/24
Protocolos assistenciais podem ser denominados como um pacote de medidas adotadas para a melhor condução do caso do paciente. É um processo de atendimento realizado por profissionais de saúde de forma a padronizar seus diversos componentes. Esse processo geralmente é de elevada complexidade incluindo múltiplas decisões em cada etapa, baseadas nas diretrizes internacionais - os guidelines - buscando a melhor conduta, o melhor desfecho e o uso coerente dos recursos de saúde.
As instituições de saúde vem buscando a implementação dos protocolos para direcionar o atendimento com tomadas de decisões seguras, assertivas, condutas direcionadas e menor impacto financeiro. Ou seja, buscam padronização, mas sem deixar de reconhecer os múltiplos cenários que um mesmo tópico pode ofertar e que requerem adaptação dentro de limites pré-determinados.
O uso dos protocolos tendem a aprimorar a assistência, favorecer o uso de práticas cientificamente sustentadas, minimizar a variabilidade das informações e condutas entre os membros da equipe de saúde e estabelecer limites de ação e cooperação entre os diversos profissionais.
As etapas para a construção e implementação de um protocolo compreendem:
A Plataforma Zurich dispõe de inteligência sinalizando o paciente desde o momento da sua inclusão nos protocolos institucionais. Desta forma, o atendimento se torna prioritário, a equipe assistencial direciona seus esforços para atender em tempo hábil, corroborando com as melhoras evidências científicas.
Dentre as diversas funcionalidades a geração de dados e indicadores auxilia o gestor na análise de sua unidade de negócio, na melhor tomada de decisão, elaboração de planos de ações e também no direcionamento do trabalho em equipe.
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